Em momentos de crise é tempo de se renovar

Seja medroso quando os outros são gananciosos e seja ganancioso quando os outros estão com medo.
Warren Buffett.
Ninguém discute que 2015 não será um ano fácil. Por esse mesmo motivo alguns colegas meus tiveram seus projetos cancelados, já que a empresa fez uma revisão de suas projeções, para baixo.
O problema aqui é que simplesmente os projetos foram cancelados, não foram modificados ou alterados. Neste ou qualquer outro período de crise não é momento de cortes e sim de utilização dos recursos da melhor e mais eficiente forma possível. Será que dentro dos projetos cancelados não havia aqueles que estavam endereçando exatamente a redução de custo ou aumento da eficiência? Talvez com poucos ajustes em relação à nova projeção, eles estariam aptos a fazer a empresa passar por esta fase sem muitas turbulências.
Normalmente, a folha de pagamento é a que mais pesa na fatia dos gastos e a primeira a ser revista. A vantagem da técnica é que o resultado financeiro é imediato, o problema, entretanto, é que você joga fora todo treinamento dado às pessoas, além de deixar desanimadas as que ficaram: “Será que se as vendas diminuírem mais, também serei eu?”.
Este é o momento de reinventar, encontrar outros meios de conquistar clientes, seja adequando preços ou lançando produtos e serviços para outras necessidades atuais, afinal, assim como a empresa, os seus clientes também precisam fazer suas engenharias financeiras e terão empatia com seus novos produtos e serviços.
Mesmo que uma das soluções seja os cortes, não use a regra igual para todos os casos, a exemplo do “corte geral de 10%”. Seus departamentos não funcionam de modo idêntico e este corte pode debilitar uma área que já estava no limite. Um processo possível de redução é a alteração da manutenção de máquinas, estendendo seus prazos. O seu carro não precisa trocar o óleo a cada 10.000 km, por exemplo. Algumas empresas também já reduziram o volume do produto na embalagem com a vantagem de não precisar aplicar a redução de preço proporcional, aumentando sua margem.
O seu vendedor, por sua vez, não precisa pegar um avião, se hospedar e gastar com táxi para fazer uma reunião de 1h hora com o cliente. Ele vai entender se você usar videoconferência para o processo. Empatia, lembra?
Não deixe de se questionar se é realmente necessário ter um escritório físico em sua filial no interior. Será que os funcionários não poderiam trabalhar remotamente?
São estas renovações que você precisa pensar em sua empresa e, se já me conhecem, sabem que não estou falando em fazer coisas onde a ética possa ser questionada. Não basta fazer certo, tem que também parecer certo.